2006/07/03

Mais uma vez o "Mil Folhas", sobre novo livro de Margarida Fonseca Santos

Continuo a citar outro artigo de Rita Pimenta, intitulado "Letra Pequena / Cem anos de separação", novamente incluído no suplemento "Mil Folhas" do jornal Público de 1 de Julho:
"[...]
João é exactamente o inverso, tem dois irmãos e é muito popular na escola e na ginástica, que adora praticar. Está sempre rodeado de amigos. Foi a sua sorte, pois ia sendo engolido por um buraco negro e não teria conseguido resistir-lhe sozinho. O pior é que agora a família não o larga. Vai atrás dele para todo o lado e nenhum adolescente gosta, nem daqui a 120 anos, de ficar à saída da escola à espera que os papás o levem para casa.
Com imaginação e sensibilidade, Margarida Fonseca Santos cria em "Encruzilhada no Tempo" duas personagens à procura do melhor caminho para crescer. Em paralelo, vai também contando a história do livro que Mariana e João relêem, numa espreitadela ao lugar seguro das suas infâncias, trata-se do conto "A Princesa Valente". Para que o jovem leitor mais inexperiente não se sinta perdido, sempre que esta narrativa interrompe a principal, o texto aparece em itálico e há uma interpelação directa nas primeiras linhas a situar a história e quem a lê.
Exemplificando: "Perto da fronteira, os inimigos recuavam a olhos vistos. (Não me digam que já não sabiam em que parte íamos!)". Este contacto directo cativa o leitor, que se sente não só acompanhado pelas personagens como pelo escritor que as inventou. E a vontade de prosseguir aumenta.
A autora orienta cursos de escrita criativa no Clube de Literatura, Ilustração e Companhia (Clic) e escreve para teatro. Recebeu o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca e o Prémio Revelação APE/IPLB em 1996 com o título "Uma Pedra sobre o Rio". Já publicou vários livros para a infância e juventude, mas também para adultos. Tem o curso superior de Piano, deu Formação Musical no Conservatório Nacional, no Instituto Gregoriano de Lisboa e foi professora de Pedagogia na Escola Superior de Música de Lisboa. Nesta colecção da Presença, Estrela do Mar, assina também "O Peixe Azul" e "O Livro Misterioso".
Numa das suas noites de insónia, Mariana sentiu-se observada e foi atraída até à porta do armário. Abriu-a. Foi aí que descobriu o túnel.
João, zangado pela perspectiva de ser gozado pelos colegas por andar sempre com adultos, não conseguia adormecer. Começou a ler "A Princesa Valente" e a sorrir pela forma antiquada como a história começava. De repente, sentiu-se também observado e lançou-se pelo armário adentro.
Depois de vários encontros, os protagonistas vão ajudar-se a descobrir quem são. O que os une vai muito para além de um livro e da vontade de crescer. Parece que agora a Mariana já tem companhia e que o João já se livrou de andar com os adultos atrás. Mas Margarida Fonseca Santos é quem melhor sabe contar esta história.

Encruzilhada no Tempo
Autor Margarida Fonseca Santos
Editora Editorial Presença
100 págs., 7,50 euros"