2006/07/03

Ainda do "Mil Folhas": "Clássicos para os jovens e para os outros"

Conclusão da citação do artigo de Rita Pimenta:
"[...]
O coordenador salienta o trabalho de tradução de "A Bela e o Monstro", de Maria Teresa dos Santos Silva - "que procurou respeitar o estilo deste "clássico" do séc. XVIII" -, e as ilustrações de Inês Oliveira, "na vincada qualidade do desenho, da composição, do manejo da cor, da criação de uma atmosfera plena de emotividade".
Sem uma previsão concreta do número de livros a publicar, serão inseridos na série autores como Fernando Pessoa e Jaime Cortesão. Deste último, o coordenador espera conseguir uma edição condigna para o "Romance das Ilhas Encantadas": "Obra literariamente legitimada pelo cânone escolar do 2.º ciclo do ensino básico e publicada pela primeira vez na "época de ouro" da nossa literatura para crianças: os anos 10 a 40 do séc. XX."
Actualmente, está a ser ilustrada uma antologia de Fernando Pessoa para crianças, "com os poemas infantis do poeta e outros", com ilustrações de António Modesto. Será "O Meu Primeiro Fernando Pessoa".
Estão também programadas algumas reedições de títulos que fazem parte do fundo da Porto Editora, "com novos enquadramentos gráficos e, por vezes, novas ilustrações". Um dos títulos é "O Rei Rique e Outras Histórias", "da grande Ilse Losa, com ilustrações de Júlio Resende".
Numa outra série para os mais pequenos, sairá "Os Amigos de Lia" de Inês Oliveira (um álbum em que a artista plástica também assina o texto) e "A Bela Desaparecida", de Rita Basílio, uma nova autora que, "com este belo e bem-humorado título, ganhou o Prémio de Literatura Infantil Cidade da Figueira da Foz".

Adaptações feitas por escritores
António Modesto, ilustrador, designer gráfico e professor universitário de Design e de Ilustração (em Coimbra e no Porto), escolhe os ilustradores para cada livro e assegura a qualidade estética da colecção.
Há também um cuidado especial na escolha das adaptações dos textos, "adaptações literárias, feitas por verdadeiros escritores e não por habilidosos", e na qualidade do grafismo, pretendendo-se "dar a ver boas experiências vindas de lá de fora, que desafiem o nosso olhar, o das nossas crianças e o olhar dos nossos próprios ilustradores".
Dos livros já editados, fica a certeza de se estar perante um trabalho sério e profissional, em que se privilegia o literário e o artístico. Agora, que as férias estão aí, é tempo de ler, ler, ler. Ou apenas reler.

A Bela e o Monstro
Autor Jeanne-Marie Leprince de Beaumont
Tradutor Maria Teresa dos Santos Silva
Ilustrador Inês Oliveira
Editor Porto Editora
32 págs., 14,50 euros

A Ilha do Tesouro
Autor Robert Louis Stevenson
Adaptação Claire Ubac
Tradutor António Pescada
Ilustrador François Roca
Editor Porto Editora
64 págs., 14,50 euros

Os Miseráveis
Autor Victor Hugo
Adaptação Luc Lefort
Tradutor António Pescada
Ilustrador Gérard Dubois
Editor Porto Editora
58 págs., 14,50 euros

Ali Babá e os Quarenta Ladrões
Adaptação Luc Lefort
Tradutor António Pescada
Ilustrador Emre Orhun
Editor Porto Editora
58 págs., 14,50 euros"

Sem comentários: